09/02/2011

A LIBERDADE"KERO/a EU HOMENAGEM ao RÓMULO de CARVALHO


         LIBERDADE 
         



E como dizia um amigo natura SEATHLE a terra não se compra o ar não se vende a chuva não se aluga as estrelas não se entregam....O GRANDE CHEFE nos deu tudo isso para NÓS AMARMOS e para NOS AMARMOS !!!" 


Por UM PORTUGAL POBRE mas HONRADO-Quem não TEM DINHEIRO, não tem VÍCIOS.



 MORREU ALBERTO GRANADO


06/MARÇO de 2011




Companheiro de CHE na grande VIAGEM à PATAGÓNIA
Argentina, 1952. Dois estudantes de medicina, Alberto Granada e Ernesto Guevara de la Serna, o mais velho dos cinco filhos, saiu de Buenos Aires para completar uma viagem de mais de 8.000 quilómetros, atravessando o continente sul-americano antes de completar os seus estudos. Montando uma velha moto Norton 500, em 1939, eles começaram a descer em direcção ao sul da Patagónia. Rota que permitiu a Ernesto visitar
a sua noiva, Chichina, de uma família de abastados proprietários de terra. Embora  a sua família não veja o amor com bons olhos, a menina prometeu esperar.
 
Alberto+CHE

Abordagem a um FILME NARRATIVO
As incríveis aventuras dele e seu amigo ALBERTO GRANADO, a bordo de uma velha motocicleta, apelidada de “LA PODEROSA” me fizeram rir e sonhar. A viagem começou em BUENOS AIRES, havendo uma cena marcante, na saída, quando a velha moto mais carregada como um camelo, quase que choca com um autocarro no centro da cidade, depois, eles vão à Patagónia, cruzam a Cordilheira dos Andes, passam pelo CHILE, PERU, onde conheceram e nos fizeram conhecer CUZCO e a mística MACHU PICHU e depois vão até à VENEZUELA.
É uma pena que por causa da imprudência dos “motociclistas”, da senilidade da moto e da honestidade de CHE, “LA PODEROSA” não os tenha acompanhado em todo o percurso, pois a mesma terminou virando “LA DEFUNTA’.


HOMENAGEM de todos os SONHADORES e HUMANISTAS por um MUNDO MELHOR e sem ARMAS nem INTOCÁVEIS.
EM defesa  do HOMEM UNIVERSAL





ESCOLA HUMANISTA 


O SER Humano a CULTURA  a AUTONOMIA  a LIBERDADE o trabalho a LEALDADE  e o RESPEITO! 
Em DEFESA do PLANETA e da sobrevivência do SER HUMANO.



A consciência do massacre da MENTE!
Lutar sem ARMAS...sempre com o CORAÇÃO.




MAS CONSTRUAM uma MENTE INDEPENDENTE
(ESTAR alerta..PENSAR por SI...não ACREDITAR nas PROPAGANDAS que são servidas diariamente...algures numa TV perto de vós"


LÍBIA: O QUE A MÍDIA ESCONDE



por Miguel Urbano Rodrigues
Transcorridas duas semanas das primeiras manifestações em Benghazi e Tripoli, a campanha de desinformação sobre a Líbia semeia a confusão no mundo.


Antes de mais uma certeza: as analogias com os acontecimentos da Tunísia e do Egipto são descabidas. Essas rebeliões contribuíram, obviamente, para despoletar os protestos nas ruas do país vizinho de ambos, mas o processo líbio apresenta características peculiares, inseparáveis da estratégia conspirativa do imperialismo e daquilo que se pode definir como a metamorfose do líder.
Muamar Kadhafi, ao contrário de Ben Ali e de Hosni Mubarak, assumiu uma posição anti-imperialista quando tomou o poder em 1969. Aboliu uma monarquia fantoche e praticou durante décadas uma politica de independência iniciada com a nacionalização do petróleo. As suas excentricidades e o fanatismo religioso não impediram uma estratégia que promoveu o desenvolvimento económico e reduziu desigualdades sociais chocantes. A Líbia aliou-se a países e movimentos que combatiam o imperialismo e o sionismo. Kadhafi fundou universidades e indústrias, uma agricultura florescente surgiu das areias do deserto, centenas de milhares de cidadãos tiveram pela primeira vez direito a alojamentos dignos.
O bombardeamento de Tripoli e Benghazi em l986 pela USAF demonstrou que Reagan, na Casa Branca identificava no líder líbio um inimigo a abater. Ao país foram aplicadas sanções pesadas.
A partir da II Guerra do Golfo, Kadhafi deu uma guinada de 180 graus. Submeteu-se a exigências do FMI, privatizou dezenas de empresas e abriu o país às grandes petrolíferas internacionais. A corrupção e o nepotismo criaram raízes na Líbia.


Washington passou a ver em Kadhafi um dirigente dialogante. Foi recebido na Europa com honras especiais; assinou contratos fabulosos com os governos de Sarkozy, Berlusconi e Brown. Mas quando o aumento de preços nas grandes cidades líbias provocou uma vaga de descontentamento, o imperialismo aproveitou a oportunidade. Concluiu que chegara o momento de se livrar de Kadhafi, um líder sempre incómodo.


As rebeliões da Tunísia e do Egipto, os protestos no Bahrein e no Iémen criaram condições muito favoráveis às primeiras manifestações na Líbia.
Não foi por acaso que Benghasi surgiu como o pólo da rebelião. É na Cirenaica que operam as principais transnacionais petrolíferas; ali se localizam os terminais dos oleodutos e dos gasodutos.
A brutal repressão desencadeada por Kadhafi após os primeiros protestos populares contribuiu para que estes se ampliassem, sobretudo em Benghazi. Sabe-se hoje que nessas manifestações desempenhou um papel importante a chamada Frente Nacional para a Salvação da Líbia, organização financiada pela CIA. É esclarecedor que naquela cidade tenham surgido rapidamente nas ruas a antiga bandeira da monarquia e retratos do falecido rei Idris, o chefe tribal Senussi coroado pela Inglaterra após a expulsão dos italianos. Apareceu até um "príncipe" Senussi a dar entrevistas.


A solidariedade dos grandes media dos EUA e da União Europeia com a rebelião do povo da Líbia é, porem, obviamente hipócrita. O Wall Street Journal, porta-voz da grande Finança mundial, não hesitou em sugerir em editorial (23 de Fevereiro) que "os EUA e a Europa deveriam ajudar os líbios a derrubar o regime de Kadhafi".
Obama, na expectativa, manteve silêncio sobre a Líbia durante seis dias; no sétimo condenou a violência, pediu sanções. Seguiu-se a reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU e o esperado pacote de sanções.

O IMPERIALISMO ATACA de NOVO


Alguns dirigentes progressistas latino americanos admitiram como iminente uma intervenção militar da NATO. Tal iniciativa, perigosa e estúpida, produziria efeito negativo no mundo árabe, reforçando o sentimento anti-imperialista latente nas massas. E seria militarmente desnecessária porque o regime líbio aparentemente agoniza.
Kadhafi, ao promover uma repressão violenta, recorrendo inclusive a mercenários tchadianos (estrangeiros que nem sequer falam árabe), contribuiu para ampliar a campanha dos grandes media internacionais que projecta como heróis os organizadores da rebelião enquanto ele é apresentado como um assassino e um paranóico.
Os últimos discursos do líder líbio, irresponsáveis e agressivos, foram alias habilmente utilizados pelos media para o desacreditar e estimular a renúncia de ministros e diplomatas, distanciando Kadhafi cada vez mais do povo que durante décadas o respeitou e admirou. Nestes dias é imprevisível o amanhã da Líbia, o terceiro produtor de petróleo da África, um país cujas riquezas são já amplamente controladas pelo imperialismo.
FIM à espera do PRÓXIMO episódio num PAÍS ALGURES.

ALUNOS!!
Para REFLEXÃO com a CABEÇA a cem à HORA.
É sempre uma procura da aliança entre a INDIVIDUALIDADE e o GRUPO.
AUTONOMIA e FELICIDADE na procura de "FAZER" o SONHO.
É a ESCOLA da LIBERDADE e da RESPONSABILIDADE////contra o individualismo.
Alunos calma...não há MELHORES nem melhores TURMAS. Com as mesmas condições todos conseguem ultrapassar os obstáculos e atingir os OBJECTIVOS.
Não queiras ser melhor pensa primeiro em SER IGUAL////depois logo surgirão novas metas. Tudo vai acalmando com o TEMPO.
"Germinará" em tua MENTE a pureza e a honestidade.


O TRABALHO e a NATUREZA são SAGRADOS!!!!


LUTEM por ELES!!!!!


serás livre na vida.


Che Guevara


TG-12


" Todo o jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma.Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles...". ( Rubens Alves )
 
Em  CONCLUSÃO!!!!e RISCO de repetição.


GRATIDÃOx2

Desculpem só mais esta amigos , prometo ser BREVE e não vos maço mais com o uso da Palavra ESCRITA.
Na primeira vez, perdurou por muitos DIAS a sensação de SONHO como transcrevi no artigo anterior. Não me levem a MAL, isto não é um "JOGO de PING-PONG", os SENHORES convidam e eu agradeço, mas, já que "CONSENTIRAM que repetisse a EXPERIÊNCIA deixem-me EXPELIR o RESTO, aquilo que não se diz pela ORALIDADE mas que se SENTE.



Amigo PRESIDENTE do TG-12, permita-me a PALAVRA e desculpe o ABUSO de o interromper, mas sou meio TOLO e não fui educado com muitas regras, sinto-me nestas situações como PEIXE fora de ÁGUA e muitas das vezes o ENTUSIASMO leva-me a dizer coisa menos correctas, por esse MOTIVO o meu desconforto no uso da palavra. AQUI "VINGO-ME", tenho tempo para a reflexão e é um MEIO interactivo onde podemos ao contrário dos JORNAIS , mudar, acalmar os ímpetos iniciais. E até mudar de OPINIÃO.


Mais uma vez tive o PRAZER de me sentar à "VOSSA MESA dos AFECTOS". Depois do CAFÉ poderia também ir à vida e esquecer os momentos PASSADOS. Há muitas teorias e frases FEITAS que defendem este ponto de VISTA, a VIDA deve ser mesmo em FRENTE e esquecer  o que está feito...não me revejo em tais teorias, teria que esquecer as cinzas dos MEUS (ESQUECER-ME a mim próprio), é a tal HISTÓRIA da ÉTICA direccionada para a GRATIDÃO. A EXPERIÊNCIA de uma VIDA cairia por terra e até os maiores tropeções que todos damos e nos fazem esses sim avançar .

TRADIÇÃO, RESPEITO e DIÁLOGO

Não herdámos a nossa casa, o Planeta Terra, dos nossos pais e avós, mas apenas estamos a pedi-la em- prestada ao nossos filhos e netos. ...
Mais uma vez lancei o MOTE, ÁRVORES na "minha, nossa" ESCOLA- parece MALDIÇÃO, parecendo mais uma vez estar fora de contexto e sinto-me um verdadeiro chato com tal assunto, ninguém até HOJE reparou em tal ATENTADO à RIQUEZA existencial de todos nós e das GERAÇÕES futuras, mas acredito que quem se preocupa com as garrafas vazias e com o seu destino irá também olhar quando passar à ESCOLA AMATO LUSITANO e reflectir:-como é possível cortarem-se árvores com 50 anos em REGIÕES onde o calor do VERÃO atinge quarenta e muitos GRAUS?! Perto de 20 cortadas rente ao CHÃO  . O ARTISTA é um ser ESTRANHO, apaixonante e carregado de "MIL SENTIRES". Um SER de certa forma SIMPLES mas de cérebro complexo.
Servi-me deste poema narrativo do grande PAULO COELHO para anexar a esta breve e última reflexão.





Os guerreiros da Luz    
Os guerreiros da luz reconhecem-se pelo olhar.Estão no mundo, fazem parte do mundo, e ao mundo foram
enviados sem alforge e sem sandálias.Muitas vezes são covardes.Nem sempre agem correctamente.


Os guerreiros da luz sofrem por tolices, preocupam-se por coisas mesquinhas, julgam-se incapazes de crescer.De vez em quando julgam-se, crêem-se indignos de qualquer bênção ou milagre.
Com frequência, interrogam-se o que fazem aqui. Muitas vezes acham que as suas vidas não têm sentido.

Por isso são guerreiros da luz. Porque erram. Porque interrogam. Porque continuam a procurar o sentido. E acabarão por encontrá-lo.

O guerreiro da luz conhece a importância da intuição.

No meio da batalha, não tem tempo para pensar nos golpes do inimigo-então usa o seu instinto, e obedece ao seu anjo.

Nos tempos de paz, decifra os sinais que Deus lhe envia.

As pessoas dizem: "estás louco".
Ou então :"vive num mundo de fantasia".


 
Ou ainda: "como pode confiar em coisas que não têm lógica?"





Mas o guerreiro sabe que a intuição é o alfabeto de Deus, e continua a escutar o vento e a falar com as ESTRELAS.

Parecendo estar fora de contexto este meu SOFRIMENTO que me vem acompanhando há muitas semanas, entrou coerentemente no sentir dos presentes quando mostraram satisfação pelos contentores da RECICLAGEM que vos colocaram à PORTA. Além disso esse é um LOCAL onde se respira LIBERDADE, não há "afrontos " em momento nenhum, pode-se de todas as FORMAS exaltar a GENUINIDADE do SER sem medos ou falsas ESPERANÇAS ou "modéstias".Já disse tudo no ARTIGO anterior pensava EU..mesmo assim achei que poderia acrescentar mais alguma coisa HOJE, mas porque somos pessoas simples, repito que os vossos afectos e SABORES, são os mais PUROS da NATUREZA, irão perder-se no TEMPO (pensava eu que já não existiam).
 PERANTE o novo CONVITE, fiquei ontem  perante um DILEMA, primeiro porque recebi novamente a vossa solicitação para estar presente. O SEGUNDO e o mais importante era a " OBRIGATORIEDADE da GRATIDÃO também a dobrar, a martelar-me no cérebro.  

Um POUCO a REALIDADE da CULTURA dos POVOS do DESERTO que refiro mais abaixo na defesa de KADAFFY. Uma família que receba um visitante na sua tenda defende-o até à MORTE, mesmo que este seja um assassino perverso procurado pelas autoridades.
 SEMPRE a PALAVRA e o RESPEITO.
Nós POVOS do SUL temos no sangue essa HERANÇA milenar dos ÁRABES... POVOS esses cheios de CULTURA, ARTE e o saber da cordialidade do BEM-RECEBER.

O que poderia eu fazer para demonstrar a minha gratidão  pelo renovado convite.
 A OFERTA foi o que estruturou a minha PAZ. Esses 2 pratos além de contarem uma HISTÓRIA e fazerem parte de uma colecção de 20 são algo que a partir de hoje partilhamos. Como o PRESIDENTE  (DISSE)DIZ , são só EMPRESTADOS...eu direi mais, não são de ninguém. São o SÍMBOLO e o ELO de ligação que se estabeleceu entre nós.
Desculpem por mais uma vez "não ter esquecido nada" depois do CHÁ-SOU assim um desalinhado sem eira nem BEIRA e tenho muito pouco dos adjectivos simpáticos que sempre me caracterizaram e me deixaram embaraçado,  nos dois momentos de afectos que vivi com o TG-12" e mais esse cão que fala.


OBRIGADO CARVALHÃO, OBRIGADO a TODOS e permita-me REPETIR:


-OFERECER uma ROSA dá com toda a certeza mais GOZO do que recebê-la.



QUE a PAZ, a FELICIDADE e a CONCÓRDIA perdurem nas VOSSAS VIDAS.


VIVA o TG-12 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Álvaro Espadanal
EXCELENTÍSSIMO CONVIDADO
1 de MARÇO de 2011


Arte num DIA de SOL, depois da TEMPESTADE a BONANÇA.


AXONOMETRIAS a VIRAR "PRÁ,,,," ESCULTURA.


DESENHO de ARQUINÊS









Oficina de ESCULTURA..Aplicação do DESENHO no PROJECTO TRIDIMENSIONAL




SARZEDAS em VISITA CULTURAL e SENTIMENTAL.
28/02/2011


S.

Para a HISTÓRIA!!!
 TRADIÇÃO e respeito (pelos que sonharam uma ESCOLA FELIZ) para SEMPRE. Uma HOMENAGEM a todos ELES.


 

.


QUANDO as ÁRVORES faziam SOMBRA.
 Os DEUSES estão de OLHO em NÓS.

Hecatombe? Grandes catástrofes naturais no final do ano 2012? Improvável sob os pontos de vista científico e espírita!

As profecias dos maias, dos índios hopi, de Nostradamus, e as informações contidas no Livro dos Espíritos, codificado por Allan Kardec, convergem em um ponto: no terceiro milénio, o planeta Terra passará por uma considerável mudança em sua vibração energética. No entanto, esta previsão não significa que ocorrerão destruições em massa, a ponto de diminuir drasticamente ou dizimar a população da Terra.

Por uma questão de origem cultural, era comum entre os povos antigos, mesmo entre os maias, a previsão de acontecimentos catastróficos. Fruto da cultura religiosa, que em forma de castigo, projectava a ira dos deuses sobre o homem e a natureza.

Portanto, o mais provável que ocorra em 2012 é o que, na verdade, já está ocorrendo: a subtil e gradual alteração da energia espiritual da Terra. 2012 seria apenas uma data-referência em que a fase de transição desta energia estaria em curso, transformando o nosso mundo de provas e expiações em um mundo de regeneração.

A partir do término desta lenta fase de transição que continuará em curso mesmo após o ano de 2012, iniciará na Terra a fase de regeneração espiritual, que implicará na "assepsia" de toda energia que não estiver de acordo com a nova realidade vibracional do planeta.

Na actual fase de transição em que já experenciamos os seus efeitos, embora somente os indivíduos dotados de sexto sentido percebam-na, muitas consciências despertam para o desenvolvimento de virtudes, pois a energia que subtilmente toca os chacras relacionados à nossa sensibilidade, é a mesma que nos estimula ao despertamento para a formação de um novo homem em um mundo novo.

A transformação que se anuncia, não será catastrófica ou punitiva como imaginavam os povos antigos, baseados em suas convicções religiosas ou crenças, mas subtil, lenta e adaptada a uma nova realidade espiritual: a da regeneração no sentido da correcção moral e ética, fundamentada em valores espirituais e virtudes de um novo homem transformado de dentro para fora.

Na chamada era da sensibilidade, o espírito que não estiver preparado para a nova realidade planetária, reencarnará em mundos que efeminizem com a sua sintonia vibratória. A Terra, a partir do início da fase de regeneração espiritual, não terá mais lugar para espíritos atrasados no processo evolutivo.

O Criador do universo não seria radical em relação ao planeta Terra e a sua população, que apesar de inúmeros problemas, vem evoluindo lentamente com o passar dos séculos. Suas leis nos informam que cabe ao próprio ser inteligente decidir - através do livre arbítrio - se o seu caminho é o da autodestruição ou da evolução consciencial. Por este princípio - e lógica - haverá a separação natural através do ciclo reencarnatório do espírito e não por intermédio de catástrofes provocadas por um Deus punitivo e cruel.

2012, portanto, é considerado um ano em que começa a contagem regressiva para que as consciências adormecidas no eu inferior, despertem para as virtudes do eu superior. Preparando-se, dessa forma, para as exigências do terceiro milénio que está no seu alvorecer.

Na fase de transição a qual nos encontramos, grande parte da população terrena tem as últimas oportunidades reencarnatórias para dar início ao processo de reforma moral. Findo o prazo estabelecido pela espiritualidade superior, haverá a separação natural, o que pode ser confundido com "juízo final" ou "fim dos tempos".

O surgimento do espiritismo, das terapias de vidas passadas, da alta tecnologia e das crianças e adultos índigo, são apenas alguns sinais da fase de transição que envolve o homem e o seu planeta. Na sequência dos acontecimentos que virão, quem viver aqui, verá!





Fotos de Nuno Almeida e Ana CARVALHO


DITADURAS Q?????!!!


"A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens,mas em ter novos olhos"
Marcel Proust



PALAVRA de HONRA.
Em defesa de Kadaffi



No contexto dos últimos "ESCRITOS", transcrevo o que me vai na ALMA sobre os acontecimentos que alastram no norte de ÁFRICA e + precisamente na Líbia. Como é costume não "embarrilo em ARCO" e venho há uns dias a reciclar as mensagens que me chegam de todos os lados. São as estratégias desta sociedade "massificada" e controlada por mafiosos interesses . A palavra de HONRA deixou de existir e os ESPÍRITOS não se recordam do dia antes de ontem.
Isto tudo à volta da embrulhada que o "CARISMÁTICO" LÍDER Líbio está metido...CARISMÁTICO??!!-Mas eu não escrevi isso! não me lembro?!desculpem Lá!!

Demarco-me de qualquer simpatia partidária ou de cor-gosto de todas as CORES e nunca foi do meu interesse a luta de classes ou a existência de FRONTEIRAS. Tenho a certeza que a origem do homem neste  precioso PLANETA perdido no vasto UNIVERSO é toda a mesma; descendemos da mesma origem e FAMÍLIA.
Toda a História das acções HUMANAS contraria esse parentesco, pelos eternos confrontos do passado e de HOJE. O EXTERMÍNIO em MASSA levado a cabo por REGIMES TOTALITÁRIOS tais como os de ROMA ANTIGA ou mais recentemente a ALEMANHA NAZI ou ..pasme-se!!! O COMUNISMO na Antiga UNIÃO SOVIÉTICA.

"Nos indivíduos a LOUCURA é ALGO RARO-Mas nos Grupos, nos PARTIDOS, nos POVOS, nas ÉPOCAS; é REGRA."
NIETZSCHE

Socorro-me novamente da frase exemplar do FILÓSOFO, e recordo que o COMUNISMO matou milhões na sua população. Morreram de fome 7,5 MILHÕES de pessoas na UCRÂNIA em 1933 e foram MORTOS outros tantos milhões a seguir à FAMÍLIA KZARIANA.




OS Romanov. A história do último kzar da Rússia, Nicolai Romanov e sua família que foram brutalmente assassinados durante o golpe de Lenine em 1917. Na verdade eles haviam desaparecidos e somente muitos anos depois foi descoberto o crime. Enquanto a revolução de Lenine para integrar sua filosofia socialista ao País, a família Romanov estava presa num casarão na cidade de Ektarinburg, nos montes Urais,muito longe de Moscow e St.Petersburg.A família ficou nessa casa, presa, sem poder sair ou entrar alguém por mais de anos antes da chacina acontecer numa noite, inesperadamente.Somente em 2007 foram encontrados os restos dos ossos dos familiares que faltavam. Uma história surpreendente e muito triste,claro. Uma era se acabou juntamente com a família do kzar Nicolai Romanov, e, acredito eu, sem a chacina da família, a União Soviética jamais se formaria.


1933
 País CERCADO para MORRER
UCRÂNIA
O papa Bento 16 rezou neste domingo pelas milhões de pessoas que sofreram com a fome na Ucrânia, devido ao regime de Josef Stalin nos anos 1930, e disse esperar que os direitos humanos não sejam mais suprimidos em nome de ideologias.


A Ucrânia marcou o 75o aniversário da fome de 1932-33 no sábado, com uma cerimonia boicotada pela Rússia, que rejeita a descrição ucraniana do episódio como "genocídio" e afirma que muitos grupos étnicos dentro da União Soviética foram afectados.


O papa, em seu sermão dominical aos fiéis, reconheceu aqueles que morreram e disse esperar que as nações se reconciliem, atingindo a paz e o respeito mútuo.


"Na fé veemente de que nenhuma ordem política possa mais, em nome da ideologia, negar os direitos de um ser humano, sua liberdade e dignidade, eu garanto as minhas orações por todas as vítimas inocentes desta enorme tragédia", disse o papa.


Historiadores dizem que cerca de 7,5 milhões de pessoas morreram de fome--a medida tinha o objectivo de diminuir o moral dos fazendeiros independentes da Ucrânia. Durante décadas, as autoridades soviéticas negaram a existência do ocorrido.

É de salientar que foi tirada à população todo o tipo de sustento, foram espoliados de todos os produtos das suas HORTAS, cereais..tudo o que pudessem utilizar para se manterem vivos.  morreram à fome em suas casas...foram constituídas equipas para recolher os cadáveres e aqueles que ainda não estavam mortos iam também para as valas comuns. Este foi um BRUTAL acontecimento para juntar ao extermínio dos Judeus pelo Regime HITLERIANO.

Continuamos a não aprender nada com a HISTÓRIA. É sempre possível resolver os assuntos antes deles se transformarem em DRAMAS.

Por todas estas é que me "BORRO" de MEDO quando assisto ao crescimento e levantamento dos GRUPOS em HISTERIA. Continuo a afirmar que o problema do mundo actualmente (COM excepções), não é falta de dinheiro ou sustento mas a insegurança cada vez maior.
 O PROBLEMA maior é o da  lavagem de MENTES por profissionais de venda do PRODUTO. Este também um REGIME OPRESSIVO, o mais Ditatorial de todos e que se estende ao  MUNDO inteiro. PODEMOS escolher mas a ESCOLHA que nos apontam com 1000 mensagens até à exaustão, será sempre a mais "ACERTADA". A MODA e o ESTAR na MODA...IR na ONDA.


Tudo por KADAFFI ou dito de outra FORMA:
-O que TÊM HOJE em comum, LADY gaga???!


HUGO CHAVEZ


...e Fidel castro.



ORA, VAMOS LÁ ENTENDER esta GENTE??!!
 Para terminar esta onda de ARTIGOS GUERREIROS, as notícias que chegam das Líbia hoje, DOMINGO são animadoras:- Os REVOLTOSOS acabam de EMPOSSAR um dos MINISTROS DEMISSIONÁRIOS para liderar os NOVOS TEMPOS. 
Ora aí está a RESPOSTA a todas as minhas PALAVRAS e preocupações- MUDA TUDO para TUDO FICAR na MESMA.
Perderam-se vidas, criaram-se expectativas e só mudam mesmo as MOSCAS.
K, não sei se sairá com vida desta HISTÓRIA toda...no entanto o que conheço sobre os HOMENS do DESERTO é algo que se perdeu no mundo OCIDENTAL-a PALAVRA de HONRA, ele morrerá se tal acontecer com felicidade no ROSTO e no CORAÇÃO.

OBRIGATÓRIO LER um dos livros SAGRADOS destes HOMENS


TUAREGUE

 

Para se perceber que tudo o que por lá se passou nada bate certo.


+ QUE nunca o POEMA de FLOR-BELA assenta BEM por aqui.


Um entre de paixão e sacrifico,

De sofrimentos cheio, és a mulher, és homem!

Esmaga o coração dentro do peito,

E nem te doas coração, sequer!

Sê forte, corajoso, não fraquejes

Na luta; sê em Vénus sempre Marte;

Sempre o mundo é vil e infame e os homens

Se te sentem gemer hão de pisar-te!



Se às vezes tu fraquejas, pobrezinhos,

Essa brancura ideal de puro arminho

Eles deixam pra sempre maculada;



E gritam então os vis: “olhem, vejam

É aquela/e a (o) infame!” e apedrejam

A pobrezita, a triste, a desgraçada!
O pobrezito, o triste o desgraçado.


FIM




PAZ POR FAVOR!

RESPEITO! e luta! por CAUSAS 

NOBRES. 

Árvores mutiladas na escola do Cerco

2011-01-30

Sandra Fernandes






As árvores que o caderno de encargos da renovação da EB 2,3 e Secundária do Cerco, no Porto, obrigou a proteger foram "mutiladas". O arquitecto responsável pelo projecto está indignado com a operação, que decorreu dois meses depois da inauguração das obras.
Segundo apurámos, o corte generalizado das árvores terá acontecido em finais do ano passado, desvalorizando o projecto de renovação que terá custado entre oito e dez milhões de euros.

foto João Serro
Árvores mutiladas na escola do Cerco
... que acabou por ser cortada, restando uma pequena parte do tronco









Edifício foi concebido com uma abertura por causa de árvore...




Árvores mutiladas na escola do Cerco
O projecto de arquitectura desenvolvido pelo arquitecto João Serro e coordenado por Ana Reboredo e Joaquim Oliveira teve em conta uma solução integrada entre edifícios e espaços verdes.
Um pavilhão polivalente onde se encontra a cantina foi mesmo desenhado em função de um plátano, criando-se uma abertura no centro edifício de modo a permitir o crescimento da árvore. Mas agora, de um exemplar com cerca de 25 metros de altura, resta um tronco com 3 metros.
"O corte severo da copa é uma mutilação", classificou João Serro que, ao JN, afirmou ser incompreensível o corte das árvores.
Até porque o caderno de encargos do projecto era claro: "Em caso algum deve ser efectuado o corte vertical, devendo-se manter o carácter natural". Porém, as árvores foram despidas de ramos e folhas, retirando-se, noutros casos, mais de 70% da copa.


OBS. UM pequeno SORRISO:-NÃO ESTAMOS SÓS!!! na desgraça, VIVAAA!!!!


CORAÇÃO não DESISTAS!!!

(RE) ...CRIAR FLORBELA

Um entre de paixão e sacrifico,

De sofrimentos cheio, és a mulher, és homem!

Esmaga o coração dentro do peito,

E nem te doas coração, sequer!



Sê forte, corajoso, não fraquejes

Na luta; sê em Vénus sempre Marte;

Sempre o mundo é vil e infame e os homens

Se te sentem gemer hão de pisar-te!



Se às vezes tu fraquejas, pobrezinhos,

Essa brancura ideal de puro arminho

Eles deixam pra sempre maculada;



E gritam então os vis: “olhem, vejam

É aquela/e a (o) infame!” e apedrejam

A pobrezita, a triste, a desgraçada!
O pobrezito, o triste o desgraçado.

(RC)


AMATO LUSITANO
ESCOLA

CABEÇAS na AREIA






(ARTIGO de OPINIÃO + 1)
"Mãos DIABÓLICAS em máquinas destruidoras"





1/3 das Árvores foram BANIDAS do cimo da terra.

ATENÇÃO:-FORAM MORTAS 20 ÁRVORES (algumas delas por necessidade de manutenção equilibrada dos espaços, mas as restantes...) mesmo no CORAÇÃO da CIDADE em pleno DIA
com PARTICIPAÇÃO de TRABALHADORES e EQUIPAMENTO da C.M.C.B.

Este artigo não tem como objectivos ataques PESSOAIS ou POLÍTICOS.
Pretende ser um GRITO de REVOLTA por tão GRAVE atentado à Natureza e à COMUNIDADE.



PARALELISMOS

Atenção é mesmo uma imagem real ...milhões de CRÂNIOS de  Bisontes que foram mortos por simples divertimento dos brancos.Faziam-se viagens "turísticas " de comboio para matar bisontes.


Os  Índios das planícies assavam ou coziam a carne deste animal.Faziam-se grandes cerimónias de respeito perante o animal, que iria ser morto na caçada, eram dias muito importantes na vida destes povos,no filme "Dança com Lobos" , Kevin Costner teve uma honra muito especial em ser convidado para uma destas festas, foi um dos momentos altos do referido filme.
O "VANDALISMO LEGALIZADO"




A árvore (como todas as plantas em geral) é companheira fiel, mas silenciosa (aparentemente), do nosso dia-a-dia, integrando-se naturalmente no ambiente familiar que nos envolve. Segue-nos, benfeitora presença, até mesmo entre as gigantescas montanhas de cimento dos grandes complexos urbanos. Por tudo e mais alguma coisa, somos-lhe devedores de uma gratidão sem conta.  
 

Acontece, porém, que existem civilizações de outras paragens que ainda lhe reconhece mais virtudes do que aquelas, por exemplo, que habitualmente o ocidental comum já esqueceu. Talvez muito por culpa das vicissitudes histórico-geográficas pelas quais passou e ainda passa; a haver acasos. Assim, à sua volta, neste planeta de tão singular contradições, são cada vez mais frequentes os atropelos a tudo no que a isso diz respeito. Uma espiral vertiginosa de amnésia contagiosa, generalizada.

Parece que as Árvores deterioravam as canalizações ou estavam em risco de QUEDA. 
Sr. Presidente de todos nós, não siga o EXEMPLO para cortar todas as que estão na AVENIDA do LICEU, essas sim estão bem perto das canalizações. DEPOIS  poderão  (SÓ resta)no mesmo local erguer ESCULTURAS-ÁRVORES de BETÃO ou então de SABÃO para daí subtrairmos pedaços para lavar consciências.

  Vai-se perdendo aos poucos a legitimidade de ensinar boas maneiras ou condutas razoáveis aos JOVENS com "clubes da FLORESTA ou plantar uma Árvore do centenário da República ou no dia da Floresta.  Hipocrisia e cumprir calendário"com pompa e circunstancia. Quando os bons exemplos estão por terra ao SOM MALDITO de uma moto-serra e da (pouca)  SENSIBILIDADE de quem tem o PODER. Para a semana já ninguém se lembrará, eu não esquecerei jamais.


PORQUÊ!!!?

Somos todos CÚMPLICES de tamanha VIOLÊNCIA, apesar da maioria meter a cabeça na AREIA.
Tristeza FRANCISCANA.



Tudo isto  aconteceu numa ESCOLA (durante as actividades lectivas, à vista  dos alunos) onde as ÁRVORES continuam a cair ao SABOR do PODER da AUTONOMIA!!!
50 ANOS de NATUREZA (IRRECONHECÍVEL) por TERRA.



As DÚVIDAS??????!

da MALTA!!


Era uma vez .... em 1961




Uns graúdos e uns miúdos plantaram umas árvores para o FUTURO;
O Futuro esperava-lhes umas sombras frondosas e fresquinhas;
Os miúdos, plantaram e regaram, mas como cresceram, e as árvores também, só puderam usufruir de umas sombras pequenas como eles, (os miúdos);
Mas os miúdos estavam felizes com as pequenas som...bras, pois quando eles (os miúdos) crescessm, as grandes sombras seriam para os seu filhos e netos, e para todos os amigos;
Eis que ... o FUTURO não foi tão longo quanto eles previram;
As árvores firam dizimadas, como acontece na Amazónia;
Está na moda (para alguns) copiar os erros dos outros...
Agora os miúdos, que já são graúdos, vêm com tristeza, as suas sombras aniquiladas e as árvores desaparecidas...





1961


2011





Olá Camarada !!!
Aqui vai a foto e mais uma onde se vêem as oficinas; não tenho mais fotos dessa parte.
Estas árvores foram plantadas no ano de 1961, quando abriu a escola e o principal impulsionador da "tarefa" era o Director Dr. Queiróz, mas um elemento muito importante, era o chefe da secretaria, o Sr. Baleizão, (ele até tinha dois filhos gémeos que estudavam connosco); o chefe, planeou todo ajardinamento, inclusive os "chorões" nas barreiras, e tínhamos que os regar à mangueira ! e ai daquele aluno que ousasse pisar as "couves do Baleizão) havia castigo na certa, e o castigo seria apanhar ervas e umas semanas a regar como tarefa.
Assim tudo cresceu; primeiro porque havia empenho; segundo, porque havia sempre algum atrevido ou distraído a pisar as "couves" e já havia jardineiro de faxina.







Marcia Miller
 
‎...e com SONANTES VERBOS SILENCIAMOS AS VERDES CHAMAS,ENTRE OLHARES INCANDESCENTES DA GANÂNCIA!!
Para o DESESPERO DO VERMELHO a TRANQUILIDADE DO VERDE ...e tudo volta a florescer pq o VERDE É ETERNO.
Acredito que numa NOVA ERA O HUMANO VERDE... TAMBÉM IRÁ FLORESCER COM UMA CONSCIÊNCIA INTEGRADA COM O CRIADOR DA NATUREZA...aí sim conheceremos o nosso VERDADEIRO PROPÓSITO, o pq estamos aqui,MERGULHAREMOS PROFUNDO NA VERDADEIRA EXISTÊNCIA HUMANA E DEIXAREMOS ESTA SUPERFÍCIE MESQUINHA E DOENTE TERMINAL DOS GOVERNOS DOS HOMENS COM BASE NO SEU UMBIGO.
FLORESCEREMOS O HUMANO VERDE ETERNO...será que viajeiii??????




Celeste Rebordao
 


Frequentei a Amato até 84. Recordo-me das horas em que não tínhamos aulas e escolhíamos as sombras das árvores para conversar embalados pela harmonia que o meio envolvente proporcionava... foram anos de crescimento. Nos últimos dias tenho n...otado as mudanças que ali estão a ocorrer...e têm-me vindo à memória esses tempos. É com muita consternação que olho aquele espaço agora praticamente vazio. Não são só as árvores que se vão, são também todas as formas de vida que ali conviviam... Espero que plantem mais árvores e que, daqui a alguns anos, perdure na memória dos que agora fazem deste estabelecimento a sua "Escola" como um espaço de vida amigo da natureza.


ANTES!
 

DEPOIS! VAZIO.















<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

"Chegaram mãos criminosas e máquinas, todo o dia.
Impávidas, derrubaram árvores, quantas havia.

Em pernadas decepadas, ficaram ramos por terra;
as raízes trucidadas, num cenário de guerra.

A tudo assisti, chorando. Tudo, eu presenciei.
Dia após dia, tombando árvores que tanto amei.

Em pedaços, pareciam leprosas, apodrecidas.
Bichados troncos jaziam, terminadas suas vidas.

Mesmo aquelas pequeninas, acabadas de nascer,
deixaram, mãos assassinas, raiz ao sol, fenecer.

Vi morrerem uma a uma. E vi cremá-las também.
Sempre à terra volta, em suma, tudo que da terra vem.

---------------------------
1/05/2003
Laura B. Martins
( Por Paula Zuzarte)


O VALOR da TERRA sem DONOS


Em 1854, Franklin Pierce, Presidente dos Estados Unidos da América, enviou una oferta de compra ao Cacique de Seattle, pertencente à Tribo Suwamish. A intenção era comprar os territórios do noroeste dos Estados Unidos. Em troca oferecia criar uma reserva para o povo indígena. Este ilustre Cacique Sioux respondeu com uma carta plena de beleza e sabedoria:

Chefe dos Caras Pálidas:
Como se pode comprar ou vender o céu ou o calor da terra? Essa é, para nós uma una idéia estranha. Se ninguém pode possuir o frescor do vento nem o fulgor da água, como e possível que você se proponha a comprá-los? Cada pedaço desta terra é sagrado para meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia das praias, a penumbra da densa selva, cada raio de luz e o zumbido dos insectos são sagrados na memória da vida de meu povo. A seiva que percorre o corpo das árvores leva consigo a história dos pele-vermelhas. Os mortos do homem branco olvidam a sua terra de origem quando vão caminhar entre as estrelas. (...) Somos parte da terra e ela é parte de nós. As flores perfumadas são nossas irmãs; o cervo, o cavalo, a grande águia, são nossos irmãos. Os picos rochosos, a campina húmida, o calor do corpo do potro e o homem, todos pertecem à mesma família.(...) Os rios são nossos irmãos, saciam a nossa sede. Os rios carregam as nossas canoas e alimentam os nossos filhos. Se lhes vendemos as nossas terras, vocês devem-se lembrar e ensinar aos vossos filhos que os rios são vossos irmãos também. Portanto, vós devereis dar aos rios a bondade que dedicariam a qualquer irmão. Sabemos que o homem branco não compreende os nossos costumes (...) Não há um lugar quieto nas cidades do homem branco. Nenhum lugar onde se possa ouvir o florescer das folhas na primavera, ou o bater das asas de um insecto (...)Que resta da vida se um homem não pode ouvir o choro solitário de uma ave ou o coaxar nocturno das rãs ao redor de um lago?. (...) o ar é de muito valor para o homem pele-vermelha, pois todo compartilham o mesmo ar - o animal, a árvore, o homem -, todos compartilham o mesmo solo. Parece que o homem branco não sente o ar que respira. Como uma pessoa agonizante, é insensível ao mal-cheiro. Porém, se vendemos nossa terra ao homem branco, ele deve recordar que o ar é valioso para nós, que o ar comparte o seu espírito com a vida a que dá sustento. O vento que deu aos nossos avós o seu primeiro respiro, também recebeu os seus últimos suspiros. Se lhes vendemos a nossa terra, vocês devem mantê-la intacta e sagrada, como um lugar onde até mesmo o homem branco possa saborear o vento açucarado pelas flores do prado. Portanto, vamos meditar sobre vossa oferta de comprar a nossa terra. Se decidirmos aceitar, imporei uma condição: o homem branco deve tratar os animis desta terra como aos seus irmãos. Sou um homem selvagem e não compreendo nenhuma outra forma de actuar. Vi um milhar de búfalos apodrecendo na planície, abandonados pelo homem branco, que os abateu desde um trem que passava (...) Não compreendo como um cavalo fumegante de ferro pode ser mais importante que o búfalo que nós sacrificamos somente para sobreviver. Que é o homem sem os animais? Se todos os animais se fossem, o homem morreria de uma grande solidão de espírito, pois o que ocorra aos animais, em breve ocorrerá aos homens. Há unidade em tudo. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com as vidas do nosso povo. (...) Isto é o que sabemos: A terra não pertence ao homem; é o homem que pertence à terra. Isto é o que sabemos: todas as coisas estão relacionadas como o sangue que une uma família. Há uma unidade em tudo. O que ocorra com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não teceu o tecido da vida: ele é simplesmente um dos seus filhos. Tudo o que fizer ao tecido, o fará a si mesmo. Inclusive o homem branco, cujo Deus caminha e fala como ele, de amigo a amigo, não pode estar isento do destino comum. É possível que sejamos irmãos, apesar de tudo. De uma coisa estamos seguros que o homem branco chegará a descobrir algum dia: nosso Deus é o mesmo Deus(...) Ele é o Deus do homem, a sua compaixão é igual, tanto para o pele-vermelha como para o homem branco (...) Quando nos despojam desta terra, vocês brilham intensamente iluminados pela força do Deus que os trouxe a estas terras e por alguma razão especial lhes deu o domínio sobre a terra e sobre o homem pele-vermelha. Este destino é um mistério para nós, pois não compreendemos que os búfalos sejam exterminados, os cavalos bravios sejam todos domados, os rincões secretos do bosque denso sejam impregnados do cheiro de muitos homens e a visão das montanhas obstruída por fios de falar...Bem... o resto da história deveríamos todos saber: como os búfalos, as florestas e as planícies, também os homens e as mulheres de pele vermelha foram exterminados, no conhecido mas pouco divulgado genocídio americano
.
DECLARAÇÃO SOLENE DOS POVOS INDÍGENAS DO MUNDO

Free Pics Free Image Hosting Photo Sharing

Nós, povos indígenas do mundo,
unidos numa grande assembleia de homens sábios,
declaramos a todas as nações:
quando a terra-mãe era nosso alimento,
quando a noite escura formava nosso tecto,
quando o céu e a lua eram nossos pais,
quando todos éramos irmãos e irmãs,
quando nossos caciques e anciãos eram grandes líderes,
quando a justiça dirigia a lei e sua execução,aí outras civilizações chegaram!
Com fome de sangue, de ouro, de terra e de todas as sua riquezas,
trazendo numa das mãos a cruz e na outra a espada
sem conhecer ou querer aprender os costumes de nossos povos,
nos classificaram abaixo dos animais, roubaram nossas terras
e nos levaram para longe delas,
transformando em escravos os "filhos do Sol".
 
Entretanto, não puderam nos eliminar!
Nem nos fazer esquecer o que somos,
porque somos a cultura da terra e do céu,
somos de uma ascendência milenar e somos milhões.
Mesmo que nosso universo inteiro seja destruído,
NÓS VIVEREMOS por mais tempo que o império da morte!


 MANDAMENTOS DOS NATIVOS AMERICANOS

 
EARTH

A MAGNIFÍCA
Que QUEREIS MAIS?!!

Trate a Terra e tudo o que nela habita com respeito.






Permaneça ligado ao Grande Espírito.
Mostre grande respeito pelos seres que são seus companheiros.
Trabalhem juntos para o benefício de toda a Humanidade.
Dê assistência e bondade onde quer que seja necessário.
Faça o que você sabe que é certo.
Cuide do bem estar de sua mente e de seu corpo.
Dedique uma parte de seus esforços para o bem maior.
Seja sempre verdadeiro e honesto.
Assuma responsabilidade por todas as suas acções.
   
( Do BLOGUE da ISHANI D.D. Xamanismo, legado dos nossos ancestrais))




             
BELO ZUCA..a MOSTRAR a sua RAÇA!




LIBERDADE! LIBERDADE!! para que te QUERO?!!

AMORDAÇADO NÃO!!


DESLIGA-TE para sentires a FELICIDADE! do SILÊNCIO.
Para te SENTIRES...




Desde meados de Janeiro que tenho, sobre a minha SECRETÁRIA, a revista VISÃO aberta na página 102. É um artigo cultural que visa a grande figura de GEDEÃO, o genial criador da PEDRA FILOSOFAL. 
Aquele POEMA INTEMPORAL que fala de SONHO e das coisas simples da VIDA:  Paixão TRABALHO CANSAÇO DESCANSO CORES GRITOS SOBRESSALTOS VINHO CHUVA FOCINHOS MOVIMENTOFOGOPICÉLMAGIAROMÁSCARASINFANTENAVEGADORES
PASSAROLASLOCOMOTIVASBARCOSSONHOCOMANDAAVIDAOMUNDO
VOAAVANÇACRIANÇAS.
POIS, GEDEÃO, foi um MESTRE na junção das palavras-sentimento e REALIDADE.
A REVISTA permaneceu aberta, até hoje, por outro MOTIVO. Não conheci Gedeão. Não sabia nada de GEDEÃO até ler a página 102 dessa revista Semanal. A minha intranquilidade pedia-me para a manter aberta nesta página.
Gedeão era ESCRITOR e PROFESSOR. Na foto parece-me uma boa pessoa. Serena e ,com toda a certeza, um bom comunicador e ... de bem com o MUNDO.
Mas, o que me preocupou em manter a revista até hoje no local indicado, foram as dramáticas palavras que GEDEÃO escreveu no fim do seu TEMPO.





"A VIDA nunca me seduziu. Entre o VIVER e o MORRER sempre preferi o MORRER"
"O MUNDO é REPUGNANTE e a VIDA não tem SENTIDO. É uma luta permanente e feroz em que cada um busca a satisfação dos seus interesses exactamente como outros quaisquer seres vivos, animais ou plantas, que se atacam."

É DRAMÁTICO o testemunho deste SER fantástico. OBSERVO isso na sua silhueta calma e ponderada.
Não partilho esse desagrado sobre a VIDA, imagino quantas fatalidades sentiu na carne para exprimir tanto desânimo vencido.
Foi por este MOTIVO  que a minha intuição, ou anjo da guarda, me mostrou a necessidade de manter a tal página ao alcance do "OLHO" todas estas SEMANAS. Chegou também o Momento de abrir uma nova frente neste BLOGUE.
E PORQUÊ?!!



Porque cheguei à  conclusão  que muitas pessoas que vivem a par de mim levam uma vida acelerada e só têm OLHOS para os BONECOS...o essencial da vida  escapa-lhes.

Há ANOS que venho GRITANDO com toda a força dos meus PULMÕES as PALAVRAS



LIBERDADE-AUTENTICIDADE-HONESTIDADE e AMOR.





                    
PALAVRAS
"Nos indivíduos a LOUCURA é ALGO RARO-Mas nos Grupos, nos PARTIDOS, nos POVOS, nas ÉPOCAS; é REGRA."
NIETZSCHE
 outra NATUREZA.


 E já agora mais um conselho de boas intenções FEITO. visionem este FILME-O PIANISTA.




Talvez depois , o GOSTO pelo conquistado e pela boa VIDA que temos todos (QUASE, sei que o FUTURO está negro para a maioria dos PORTUGUESES)se sobreponha a esta luta crónica. Que nunca mais tem FIM. HOJE um filme, mas, esta TRAGÉDIA aconteceu mesmo no CORAÇÃO do VELHO CONTINENTE... aqui bem perto para lá da FRONTEIRA...e foi muito PIOR na REALIDADE


RIQUEZA ESPIRITUAL e SEGURANÇA serão bem-vindas, já que a material tem feito mal a muita gente.

Qualquer GOVERNO, por mais esforçado, terá alguém à PERNA para lhe dificultar a VIDA.
Defendam-se como GRUPO para assim sim defender a ESCOLA como ESTRUTURA. 
As LUTAS que invariavelmente culminam em GREVES, serão sempre MANIPULADAS e nunca terminarão porque a causa é sempre o domínio de um ser sobre o outro, o próprio  sistema está a "implodir" com a competição, ambição e a inveja...estas servindo a divisão e a ruptura do mesmo. Estes são os PROBLEMAS REAIS e não a palavra livre mesmo que por vezes toque exageradamente na ferida e faça doer, a ESCOLA, os ALUNOS e a SOCIEDADE estão há ANOS a pagar um preço elevado. O  dinheiro, sempre o vil metal será sempre o lema... da desunião.



Temos uma SOCIEDADE cada vez mais injusta e com diferenças sociais cada vez mais desajustadas à DIGNIDADE do ser humano e muito longe da teoria dos Líderes.


OS MESMOS...O MESMO!


Os números do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que há 416,3 mil indivíduos entre os 18 e os 59 anos que vivem em agregados familiares nos quais nenhum dos elementos tem trabalho.

Como vive esta gente? Não me perguntem que nem consigo imaginar, nem como sobrevivem, nem o desespero de verem os seus filhos com fome e despejados na miséria. Que discurso pode fazer um dos nossos politico que não fique logo desacreditado por esta realidade. Um país em que tantos vivem na pobreza extrema e os outros no medo de também lá poderem cair. Vidas sem esperança algumas, vidas precárias de outros.
PS: Claro que há o outro lado da moeda, gente como o Mexia da EDP que ganhou num ano 17,5 milhões de euros, os Dias Loureiros refugiados um pouco por todo o lado, ou os Guedes que têm de abandonar 30 cargos de topo em empresas para poderem ser Ministros de Portucale. a engenharia independente dos Freeports ou dos BPNs que por aí há. Esses não contam para a estatística da pobreza em Portugal.
 (KAOS)

DESISTO!
mas,





 

Em que ficamos?! o tempo e a paciência são a CURA. O MEU CORAÇÃO continua com a MALTA. O LOBO BOM  e o MAU LUTAM, pelas MAIORIAS. Que bem merecem por todo o ESFORÇO e TALENTO. Grande TURMA.




Wolf Comments & Graphics
                   

 





Cuando el jilguero no puede cantar
Cuando el poeta es un peregrino
Cuando de nada nos sirve rezar
Caminante no hay camino, se hace camino al andar
Golpe a golpe, verso a verso
Golpe a golpe, verso a verso
Golpe a golpe, verso a verso

JULIÃO SARMENTO-Artista
A prática ARTÍSTICA é o supremo exercício da LIBERDADE
…acho que posso generalizar e dizer que todos os ARTISTAS são insatisfeitos. Nunca nenhum ARTISTA fica  contente com aquilo que faz…se está muito contente, é mau sinal. É a insatisfação que permite avançar. É o motor da própria obra. Senão, o risco é o da obra ser vazia, decorativa.Sem ALMA.
JULIÃO SARMENTO-Artista

Esta afirmação é do Artista Português J.S., internacionalizado pela qualidade da sua obra. Veio dar um empurrão ao autor deste artigo: Eu. Quem é esta PERSONAGEM, que trago em mim 24 sobre 24 horas?

O SONHO-O DESEJO-AS ASPIRAÇÕES-30 ANOS revisitados.
  Serão longos meses de trabalho, divertimento, angústias e sofrimento. Longos meses de relacionamento sensível e directo onde, por vezes, não se encontram as palavras certas para explicar tudo da forma mais perfeita. Desentendimentos, birras e outras coisas mais, farão parte deste espaço de trabalho. Também se recorre (...está institucionalizado) a uma avaliação quantitativa do grupo de trabalho e um exame no fim do processo. É neste momento que começa o fraccionamento do grupo. É esta a parte mais difícil para um professor de DESENHO-HUMANISTA: O ter que atribuir uma nota e ficar, em simultâneo, com o grupo coeso. Tarefa impossível.
Eu sou, assumidamente, o PROFESSOR de DESENHO, o PROFESSOR a que se refere este artigo. Penso, igualmente, que muitos o serão e pensarão o mesmo que EU!
Esta personagem, para além de PROFESSOR e CRIADOR, é também um HUMANISTA. Um PROFESSOR deverá ser sempre um Humanista! Ainda que seja uma árdua tarefa nestes tempos que correm. Eu sou o PROFESSOR a TEMPO INTEIRO e, assumidamente (SEMPRE), um aprendiz. Mas, com uma experiência e um saber feito de muitos anos, de muitas comparações e de  muitas inovações trazidas pelo pulsar de várias gerações.
A minha cultura artística também é de uma enorme utilidade pois ela traz consigo um inesgotável armazenamento de soluções e RECEITAS. Agora já nos começamos a entender! E a compreender a afirmação do SARMENTO. A Insatisfação e os resultados, que daí advêm, estão directamente relacionados com a cultura do indivíduo e com o seu nível de exigência.
  Quando entram pela primeira vez na SALA 23A( os novos alunos) a CERTEZA-MAIOR que permanece no ar diz respeito à organização da disciplina e ao ambiente envolvente deste espaço . As tais “RECEITAS” estão catalogadas, organizadas em todas as suas vertentes. Os programas e os manuais têm muita qualidade, estamos à distância de um duplo clic de dissipar qualquer dúvida sobre qualquer conteúdo de ARTE ou da VIDA. Naturalmente, enfrento o desafio sem estabelecer qualquer limite-o importante é mesmo o que não está no papel; Aquilo que se irá descobrir neste longo percurso de 3 anos. O que nasce, espontaneamente, deste tipo de organização...o pular do simples traço específico do Desenho para outras áreas: PINTURA, ESCULTURA e construção de OBJECTOS. O que se pretende é abrangência e multiplicação de experiências. TRANSBORDAR com a DESCOBERTA. É esse o meu objectivo ano após ano. Fugir à repetição de RECEITAS, renascendo, obrigatoriamente das cinzas, a partir de Maio de cada ano, o tempo da REFLEXÃO...como as FLORES que são sempre lindas, apesar de parecerem "IGUAIS" a outras da PRIMAVERA anterior.

A SUBJECTIVIDADE da acção artística convive com dificuldades com a história da avaliação. Fruto da competição que existe na sociedade onde estes jovens estão inseridos. Resultam, deste acto, muitos vazios no entendimento e entusiasmo do grupo. Neste artigo não quero dar muita atenção a este pormenor. Os critérios para esta avaliação estão bem definidos e são conhecidos por todos.
A BANDEIRA RESUME-SE a 4 PALAVRAS:

ORGANIZAÇÃO-DIVERTIMENTO-
TRABALHO-CRIATIVIDADE

…tudo começa a partir do (não número..)  ZERO! Este zero é mesmo = a nada.

MODELAR o grupo, esculpir sentimentos e emoções sem perder o mais importante: A riqueza da INDIVIDUALIDADE existente em cada uma das jóias que "atracam" na 23A.
O mais fácil, a partir da construção do GRUPO-TURMA, é o que se segue: A prática artística, Os materiais e os Conteúdos. E, assim,e as tais práticas artísticas vão entrando na essência de cada um , estabelecendo limites, escolhendo os mais virtuosos e convertendo os que são menos vocacionados, mas que, com o tempo, apanharão o jeito para não perderem o comboio.

Fornecer-lhe experiência. Exigir-lhe atitude E discordância no que respeita a processos fáceis e falsos…demasiado usados.
Tudo é dirigido para aquele local mágico-BRILHANTE, apelativo-O
ÂMBAR da ARTE…a KRIATIVIDADE!!!!

É uma riqueza procurada incessantemente na prática diária. Sinto-a presente no meio do 2º Período. Ela começa a despontar timidamente e vem acompanhada por uma parceira SIAMESA… AA …AUTONOMIA.
Esta é a fórmula do sucesso do ensino ARTÍSTICO.
A partir desta “explosão” embarcamos numa viagem formativa. Evolução, correcção de pormenores ínfimos. O saber, a evolução e a aprendizagem fluem de forma consistente.

Tanta Dor, tanta emoção, tantos sentimentos tresmalhados num espaço de experimentação. Tanto AMOR DERRAMADO sem ser aproveitado.
Mas o que prevalece é o ORGULHO dos RESULTADOS.

Estes que tenho à frente, espalhados pelo espaço da minha sala.
Trabalhos estes que foram realizados pelos meus alunos do 10ºAno, em perfeita LIBERDADE e AUTONOMIA.
Fui eu (+ um) que abriu o caminho a estes jovens alunos. Serei eu que os acompanharei até à encruzilhada que os espera ao fundo deste percurso, Onde se abrirão as portas do FUTURO-PRÓXIMO.
COM MUITO ORGULHO,
COM MUITO AMOR…eu SOU o PROFESSOR de DESENHO A!
Deliciem-se com estas FLORES do PARAÍSO.Obrigado (JUNHO de 2010)


Talvez, HOJE, alguém se debruce sobre as minhas palavras com mais seriedade. Eu continuarei a ser, sempre, um FUNCIONÁRIO RESPONSÁVEL, atencioso e transmitindo SABER aos meus alunos. Tratando-os com igualdade e "OBRIGANDO-OS" a encarar a vida de uma forma HONESTA.


COM o MUNDO nas Mãos!


Nas AULAS onde imperou  a LIBERDADE

Com um SIMPLES CUBO na MENTE.
Axonometrias


RESULTADOS do esforço dos ALUNOS, com ORGULHO!

EUNICE



Mariana


Inês



 MÁRIO
&
TODOS ou QUASE



ABORDAGENS nas "KALMAS" a Naturezas-Mortas
Experimentação e Esboços
Caneta de Aparo e Pincel CHINÊS
10ºF







POIIISSSSS,QUALIDADE! MUITA não È??!!
MUITO TALENTO e COMBATIVIDADE PESSOAL.

CLARO, nestas imagens HABITA todo o MEU ORGULHO ,  estes RESULTADOS são fruto do SABER e da PARTILHA num ESPAÇO com LIBERDADE. São exercícios simples, mas representantes da REALIDADE do que o ser humano consegue fazer quando MOTIVADO.
MUITAS e MUITAS horas de TRABALHO.
SUOR, DOR e SONHO.

EU! TRISTE mas nunca AMORDAÇADO


POETA CASTRADO, NÃO!!!(ARY)





SEM ESCOLA não há FUTURO.

A ESCOLA!
Nós!
<15 DIAS muito DUROS na vida de um PROFESSOR.> 


À MEMÓRIA de Rómulo de Carvalho! António GEDEÃO! e o SONHO continua a FAZER de Nós VIDA.
 



Eu cá vou ...PUXANDO pelo CORAÇÃO.

 








MATERIAIS e TÉCNICAS de EXPRESSÃO-LIVRES.


FUTURISMO
 TECNOLOGIA!!!!!
Os TEMPOS da MÁQUINA e do MOVIMENTO REAL
1909/1920


Resultados deles!!!!



21 / Fev.2011
14-CUBISMO

1907-1914
A RUPTURA com a TRADIÇÃO OCIDENTAL-A PINTURA vista como uma ESCULTURA.

Os DELES!!!



3 comentários:

  1. Grandes trabalhos, muito bom mesmo.
    E as grandes, valiosas e sabias reflexões do figurão que é o professor Indian Espadanal, um ícone a referenciar sem dúvida.
    Um grande abraço do Rúben.

    ResponderEliminar
  2. http://www.youtube.com/watch?v=D6VwB2LsnI8&feature=related

    ResponderEliminar
  3. Olaaaaaaaaaaa, professor vou ve-lo em breve !!! beijinho gigante

    ResponderEliminar