13/12/2009

O DILEMA da Vagina...maiores de 16 anos

E ...O DILEMA do LUGAR
Espectáculo magnifico o que tive o prazer de assistir ontem no cine-teatro Avenida em Castelo Branco.Magnifico em todas as vertentes: Estética, formativa, divertida, séria, emotiva, excitante e... nada ORDINÁRIO. O dilema que me martela o cérebro,  refere-se ao local onde armazenar para consulta o texto que tenho em mãos?!...no professor Espadanal o Índio( o sensível, humano e indefeso) , será correcto?...
Esta história terá alguns conteúdos que não deva passar para os meus alunos?
 Talvez  sim ...mas falar de Vaginas , uf , não será só para os entendidos tipo Júlio Machado Vaz-dito por ele não soa nada a Va...gi...naaaa!... mas por mim parece-me que irei ser mal interpretado (mais uma vez...) e somarei ( mais...) uns adjectivos ao vocabulário que carrego às costas. Mal educado, malcriado,  sacana, maluco, o trabal... e agora :- O gajo anda numa de Pornografia...Tarado!...o que é que os pais não irão dizer.
A  origem do mundo-1886
 Courbet era conhecido nos meios artísticos Franceses pela sua destreza técnica e a sua atitude crítica e corrosiva em relação à sociedade BURGUESA da época.
O quadro é profundamente perturbador ou mesmo chocante. O incómodo sentido pelo observador ao olhar de modo tão directo para o sexo que ali se exibe ostensivamente é enorme. Há uma espécie de pudor, de vergonha quase instintiva que se revela em nós ao observá-lo. Mais do que violentar a intimidade do objecto retratado, o artista violenta o público. De resto, Courbet adorava fazê-lo embora nunca tivesse ousado ir tão longe. Porque se atreveu desta vez? Nesta época, na Academia, os estudantes exercitavam-se desenhando as estátuas clássicas de corpo idealizado. Essas estátuas, Apolos e Afrodites, não eram de modo algum assexuadas mas a representação do sexo era estereotipada, camuflada ou deturpada. Os homens frequentemente tinham uma parra a tapar os órgãos genitais enquanto que nas mulheres nada se via para além da continuidade da pele lisa da barriga. Courbet detestava os académicos e as suas fórmulas - ele que dizia que só podia pintar aquilo que via.
Esta tela surge assim como um manifesto contra o academismo mas também contra a falsidade vigente na Arte e na Sociedade oitocentista. Representa a libertação definitiva do artista de todos os estereótipos! Significativo é o facto da polémica se ficar a dever ao tema e à forma como foi abordado e não às qualidades pictóricas do quadro - se estava bem pintado ou não. A Origem do Mundo foi uma obra inspiradora (ainda hoje o é), visionária talvez, um acto estético da maior importância e uma obra de arte de primeira grandeza. A Pintura Moderna talvez tenha começado aqui, com origem no sexo de uma mulher.

                                           Hum...Hum?!...estou já um bocadinho inclinada  a adicionar o artigo ao Profff. Índio, mas vou pensar mais um pouco... 

           E porque não no CORAÇÃO OURO dos INCAS (o Artista no máximo das suas faculdades, o louco imbatível)-um local mais íntimo, muito pessoal onde não vai toda a gente, ficava ali num cantinho aconchegadinho sem chocar ninguém. Talvez...
Cheira-me desta vez a DALI ( a vagina tem um odor especial- Odor...........Odor especial....Cheiro..asss,ussss tão delicioso.
Bactérias naturalmente presentes na flora microbiana da vagina fazem com que ela tenha um cheiro característico; embora nem sempre um cheiro forte seja sinónimo de algum mal, muitas doenças sexualmente transmissíveis apresentam o mau cheiro como um dos sintomas. A preocupação feminina com o odor emanado por esse orgão faz com que algumas mulheres façam uso de sabões especialmente preparados para esse fim e apliquem soluções  próprias para o local).Entra o grande Salvador Dali nesta dança porque quando penso em Dali, penso em prazer, autenticidade, Gala loucura, liberdade e desejo intenso de ultrapassar fronteiras, só a ARTE consegue exprimir esta associação duma forma estética e física, simultâneamente.
...Quando escolho DALI, equaciono uma INSTALAÇÃO enorme em forma de VAGINA, entraríamos dentro dela ao som do vibrante e revolucionário violino de Niccolò Paganini. Todo o seu interior estaria coberto de imagens que retratam a vagina no seu percurso de milhares de anos de História Humana.

O que os ARTISTAS conseguem fazer...
A nossa visita continuaria, os textos eram a prova concreta da dura viagem das vaginas através dos tempos. Mutilações, atentados, violações, desprezo total pela necessidade que a vagina tinha e têm de sentir também prazer. Os odores a jasmim, rosas e a ondas de oceanos longínquos fazem-nos permanecer silenciosos mas atentos a tanta informação, sobre um local ao qual nunca tínhamos dado muita atenção e... limitada utilidade( ? ).
O que a arte consegue fazer...
Acho que este é o local ideal para a minha Vagina literária...mas porque não no CORAÇÃO que AMA a COR da Terra (o Apaixonado o Humano de lágrima fácil). Ali sim!...o local por EXCELÊNCIA. A homenagem pode seguir: a VAGINA património da HUMANIDADE, o dia da VAGINA, uma escultura monumental ( no meio do oceano Atlântico, que poderia ser vista do espaço),  de certeza reduziria a nada os Menires e os das Caldas...símbolos máximos do orgulho masculino.
Todos os políticos para convencerem o eleitorado colocariam em destaque nos seus programas e em cartazes gigantescos enormes vaginas envolvidas por títulos sugestivos- RESPEITEM, ADOREM, GLORIFIQUEM as VAGINAS, elas são as representações máximas das vossas mães e de todo o sofrimento que elas tiveram para vos parirem ao mundo. Os partidos políticos desta forma começariam de novo a debater assuntos interessantes para os eleitorados e aqui sim...seria o renascer duma sociedade mais justa e respeitadora da MÃE-NATUREZA.
VAGINA-PASSARINHA-VULVA-CONA-PATARECA-PITA-GRETA-BACALHAU-PASSARONA.
Estes foram os nomes que ouvi no espectáculo, não me chocaram...não chocaram naturalmente ninguém.
Na realidade a associação (mental...nada de confusões!...) que fiz foi:
AMOR-TALENTO-PAZ-APRENDIZAGEM-EMOÇÃO-BELEZA-MULHER-MÃE-SAGRADO-DESEJO FELIZ e ORGULHO de TER VINDO ao MUNDO.
Obrigado Ana Brito e Cunha, Guida Maria e São José Correia- ESPANTOSAS de TALENTO e BELEZA
Obrigado à cultura de CASTELO BRANCO e aos seus representantes.
Que me desculpem todos , mas este meu MONÓLOGO vai mesmo ficar às claras na minha prateleira de Professor, para que os meus alunos possam usufruir da BELA-ARTE de falar em flores sem cheirar a hortaliças.
                           Salgueiro do Campo 13 de Dezembro de 2009/11horas 19 minutos manhã muito fria


1 comentário:

  1. A melhor homenagem que se pode prestar à Vagina ... descomplexadamente ... falar!
    Esta nossa sociedade ainda seria assim tão pequenina que o "rotulasse" por fazer arte?
    ... pois sei bem que sim ... por isso nunca mude Professor ... estes seus alunos só ficam a ganhar

    ResponderEliminar